DIGEQUALGENDER

Promover a literacia digital como estratégia para a igualdade de género no 1º ciclo da educação básica

Contexto

Segundo a UNESCO (2019), os esforços para promover a igualdade de género devem começar cedo, pois as crianças começam a entender o conceito entre os 3 e os 7 anos. Na Educação STEM, a UNESCO considera que as crianças podem ser expostas a oportunidades de aprendizagem em ciências e matemática desde cedo, que as experiências educativas iniciais têm um efeito positivo na escolha posterior por cursos de ciências e matemática, bem como nas aspirações de carreira e que no ensino primário.

Por outro lado, a UNESCO também destaca como as práticas pedagógicas dos professores são parcialmente moldadas pelos seus próprios preconceitos, que por sua vez afetam os valores e a aprendizagem dos alunos. Consideramos que a utilização do ensino a distância emergencial motivado pela pandemia do COVID-19 obrigou os professores a utilizar os meios digitais de uma forma que dificilmente teria acontecido fora deste contexto, constituindo uma oportunidade para construir conhecimentos sobre literacia digital e diferenciação das práticas pedagógicas.

UNESCO. (2019). From access to empowerment: UNESCO strategy for gender equality in and through education 2019-2025. https://www.gcedclearinghouse.org/resources/access-empowerment-unesco-strategy-gender-equality-and-through-education-2019-2025